Blog 3TC

< Voltar

O que faz um arquiteto em uma obra?

Equipe 3TC
09/07/2018 às 23h00
Um dos profissionais mais importantes e essenciais para que projetos sejam elaborados e executados: Saiba mais sobre a atuação de arquitetos em obras

Embora seja bastante comum no Brasil que o arquiteto se envolva apenas com projetos e que seu trabalho esteja tradicionalmente ligado ao desenho, funcionalidade e estética de uma edificação, o gerenciamento e acompanhamento de obras é uma das atribuições dos arquitetos.  A presença desse profissional na obra faz toda a diferença, pois eles são os responsáveis por idealizar uma proposta, conhecem as necessidades do cliente e detalhes do projeto.

De uma maneira geral, existem dois modelos de gerenciamento de obra. O gerenciamento total, que inclui a compra dos materiais, serviços e mão de obra e o parcial, onde o arquiteto faz o acompanhamento do trabalho, porém, não é responsável pela contratação de mão de obra ou pelas compras dos materiais, por exemplo. Normalmente, no contrato parcial, o arquiteto acompanha cada etapa da obra para verificar se o construtor seguiu o projeto. Essas visitas são acordadas com o cliente, geralmente ocorrem uma vez por semana, durante uma hora.

Vamos conhecer um pouco do que um arquiteto faz em uma obra?

Administração dos Custos e cronograma

É de responsabilidade do arquiteto gestor garantir que a obra seja realizada dentro do prazo estipulado, respeitando os custos e padrão de qualidade desejado pelo cliente. Assim, para o sucesso de uma obra é fundamental o cronograma físico-financeiro, que deve ser realista, atender ao projeto, respeitar as etapas e a técnica construtiva empregada, além de estar adequado aos recursos do cliente. O arquiteto será responsável também pela cotação e compra de materiais, e pela contratação da mão de obra.

 Um grande desafio no gerenciamento de obras é cumprir o cronograma, compatibilizando os prazos junto aos fornecedores e prestadores de serviços. Garantir o sincronismo em todas as etapas é sinônimo de sucesso na construção.

Gestão da mão de obra e de prestadores de serviços

Para garantir a qualidade dos serviços e a entrega dentro do prazo, é importante uma equipe com experiência na execução e alinhada com os gestores.  Os arquitetos que gerenciam obras geralmente contam com profissionais e prestadores de serviço no qual confiam. Isso é significativo, pois quanto maior a experiência do profissional, menor é o tempo gasto na execução das atividades. Nesse sentido, uma característica importante que os arquitetos que trabalham em obras devem ter é capacidade de atrair bons profissionais para sua equipe e de gerir pessoas com formações e práticas diversas.

Planejamento Operacional e Logístico

Além da gestão de custo e de pessoas, outro ponto fundamental para não estourar os prazos e garantir a qualidade e segurança do trabalho é o planejamento do canteiro de obras. Os materiais, andaimes, maquinário devem obedecer um calendário preciso para que tudo ocorra da melhor maneira possível. A previsão da chegada dos insumos necessários para cada etapa da obra evita desperdícios e economiza espaço. Um canteiro organizado aumenta a produtividade e evita acidentes, tanto de trabalhadores da obra como de pessoas que transitam no entorno.

 

Para desempenhar o planejamento de obra de forma satisfatória, o arquiteto de obras deve reunir características técnicas como compreensão de projeto, tanto arquitetônico como de engenharia, conhecer os processos construtivos, deve ter habilidade de comunicação, flexibilidade, adaptação para solucionar imprevistos e resolver problemas de forma rápida e eficaz. Para quem deseja atuar nessa área, existem cursos de extensão e especialização voltados para gestão de obras. Outra maneira de adquirir conhecimento é na prática. É interessante para quem tem interesse e está no início de carreira realizar estágios em obras.

Gostou? Acompanhe as novidades no nosso blog.

Tags

#arquitetura #3tc #isolamento #manta termica #isolamento termico #arquiteto #arquiteta #obra #planejamento #execução