Blog 3TC

< Voltar

Câmaras frias: o que são?

Equipe 3TC
08/02/2017 às 10h00
Você já pensou como que açougues guardam seus kilos de carnes? O segredo deles é a camara fria, uma MEGA geladeira/freezer para armazenar alimentos.

Você já deve ter alguma ideia do que é uma câmara fria, também chamada de frigorífica. Comum em comércios e indústrias, principalmente do setor alimentício, elas podem ser feitas em diferentes materiais e dimensões, de acordo com o que se deseja armazenar.

Mas o que caracteriza uma câmara fria? E como fazer com que ela funcione de forma mais eficiente? A instalação de um isolante térmico é realmente necessária?

Você confere essas e outras informações nesse post.

O que são?

Câmaras frias ou frigoríficas são equipamentos refrigerados que proporcionam um ambiente adequado ao acondicionamento de alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis como remédios e amostras biológicas, removendo o calor do ambiente interno. A temperatura reduzida serve justamente para conservar esses produtos com qualidade por mais tempo, já que reduz as reações químicas, enzimáticas  e microbiológicas.

São compostas por um módulo frigorífico, porta frigorífica, um equipamento de refrigeração, acessórios acoplados, com um ventilador que circula o ar e promove a distribuição uniforme da temperatura.

Podem ser personalizadas de várias formas sempre de acordo com o produto a ser armazenado, condição essencial para que a refrigeração ou congelamento funcione corretamente. Outros fatores a serem considerados são os prévio resfriamento dos itens antes de serem guardados e a quantidade especificada de cada câmara.

Tipos de câmaras frias

Da refrigeração ao congelamento, as câmaras frias possuem seu armazenamento pode ser dividido em dois tipos, considerando também o prazo do condicionamento. Geralmente funcionam dentro de uma faixa de temperatura que vai de -60°C a 20°C.

Câmaras de refrigeração

As câmaras de refrigeração armazenam os produtos a temperaturas acima do seu ponto de congelamento, variando de 0°C a 20°C. As de temperatura mais baixas são utilizadas para conservar alimentos e as de mais alta para amadurecimento de hortifrutigranjeiros.

Elas podem ter armazenamento a curto ou longo prazo, dependendo do tipo de alimento a ser refrigerado.

Câmaras frigoríficas

As câmaras frigoríficas trabalham com.o congelamento, operando em temperaturas abaixo de -18ºC. Assim como a de refrigeração, a temperatura vai depender dos tipos e quantidade de insumos, mas possui a vantagem de conservar os produtos por maior tempo.

Por que instalar um isolante térmico?

As câmaras frias precisam de baixas temperaturas para funcionarem e com isso torna-se necessário aplicar um isolante térmico. É preciso usar um produto resistente, que possua estanqueidade, impeça a entrada de insetos, que não propague fogo, além de ser impermeável.

Instalando um bom isolante térmico, você melhora a eficiência energética do seu aparelho, ou seja, a câmara fria gasta menos energia para refrigerar a mesma quantidade, além de ter sua vida útil aumentada.

O 3TC

O 3TC é um isolante que possui todas as propriedades necessárias para ser empregado em câmaras frias, sendo facilmente instalável. Ele é mais eficiente e mais barato do que materiais comumente usados para esse fim, como o poliuretano.

A flexibilidade do material permite que seja feito de acordo com o tamanho e em várias espessuras como 50, 75 e 100 mm para câmaras de refrigeração ou congelamento.

Para saber mais sobre nosso produto, basta conferir nosso FAQ ou entrar em contato com a gente.

Tags

#3tc #camara fria #isolamento termico #frigorifico #refrigeracao #congelamento #eficiencia energetica