Blog 3TC

< Voltar

As melhores dicas da cartilha da CEMIG sobre eficiência energética

CEMIG
26/01/2017 às 12h00
Como o objetivo da 3TC é reduzir a demanda de energia e fazer mais com menos, compilamos as melhores dicas da cartilha da Cemig sobre eficiência energética.

Depois de ler nosso post sobre 3 dicas de como economizar energia em casa, em que ressaltamos a importância da eficiência energética e de comparar os aparelhos eletrônicos de acordo com ela, separamos algumas dicas da cartilha da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para que você continue a reduzir gastos e ter uma conta de luz baixa. Realizada pelo Setor de Eficiência Energética da Superintendência de Desenvolvimento de Belo Horizonte, a cartilha traz 75 dicas divididas em equipamentos usados todos os dia em casa como computadores geladeiras, chuveiro, TV, entre outros.

Você vai perceber que mudanças de hábito simples e uma maior atenção aos eletrodomésticos geram sim economia e diferença na conta. Como todo mundo gosta de economizar, nesse post você confere as melhores dicas da publicação da Cemig sobre eficiência energética:

Procure a orientação de um profissional

Sempre destacamos que é essencial contar com uma orientação profissional ao realizar um projeto ou construção. Ao fazer as instalações elétricas, por exemplo, é necessário consultar um técnico especializado para que ele dimensione e proteja os fios de forma correta.

A instalação do ar condicionado também deve ser orientada para que a potência seja calculada de acordo com os BTU’s e o aparelho seja colocado no lugar mais adequado, evitando gastos de energia desnecessários. Outro eletrodoméstico que depende da localização correta para um bom funcionamento é a geladeira. Ela deve ser instalada longe de fontes de calor ou da exposição ao sol, com distância mínima de 15 cm de outras superfícies.

Aproveite os recursos naturais

Iluminação natural, temperatura local e o vento não devem ser ignorados. Por isso, esses fatores devem ser considerados ao projetar os ambientes, com o objetivo de aproveitá-los ao máximo antes de ligar uma luz, ventilador ou o ar condicionado. O uso de cores claras nas paredes, por exemplo, evita a necessidade de lâmpadas de maior potência, que consomem mais energia.

Quando for tomar banho e não estiver frio, deixe o chuveiro na posição “verão” e desligue o registro para ensaboar. Se possível, também instale aquecedores solares. Além de mais econômicos, eles ajudam a preservar o meio ambiente.

Compre modelos com o Selo Procel A

Seja microondas, máquina de lavar, ar condicionado, geladeira e até lâmpadas, antes de comprar qualquer aparelho é importante comparar os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Esse selo compara os aparelhos de cada categoria, identificando qual os melhores em eficiência energética de acordo com o consumo de kWh.  

Além disso, a eficiência energética também é indicada pela letra A, de uma escala que vai de A até G. Os modelos indicados com A consomem menos energia e possuem maior eficiência de funcionamento.

Priorize a segurança

Não adianta seguir todas as dicas e ignorar ou economizar justamente com a segurança. Para isso, é indispensável sempre ler o manual de instruções dos equipamentos e, como já falamos, contratar um profissional quando necessário. Isso evita dor de cabeça e gastos desnecessários com um possível estrago dos eletrônicos.

A utilização de Benjamim ou T deve ser evitada, pois o acúmulo de aparelhos na mesma tomada pode causar aquecimento e até mesmo provocar um curto-circuito. O mesmo vale para emendas, que inclusive podem aumentar o consumo de energia.

Manter os quadros de energia à vista e onde todos da casa saibam localizar também é algo básico e que ajuda caso haja qualquer emergência.

Além dessas informações, é sempre bom lembrar de desconectar aparelhos sem uso da tomada. Para conferir todas as 75 dicas é só acessar a cartilha completa disponível no site da Cemig.

Aproveite e também siga a 3TC no Facebook para não perder nenhum conteúdo do nosso blog.

Tags

#3TC #dicas #eficiencia energetica #CEMIG #cartilha #economia de energia #conta de luz