Blog 3TC

< Voltar

Construções de baixa qualidade minam o programa Minha Casa Minha Vida.

Equipe 3TC
05/05/2016 às 12h40
Moradias entregues recentemente já sofrem com danos estruturais e necessitam de reformas.

O programa Minha casa minha vida foi um dos carros chefes da construção civil para famílias de baixa renda envolvendo o governo e empreiteiras, bem como famílias que se enquadram nas características socioeconômicas definidas no programa. O programa prevê diversas formas de atendimento às famílias que necessitam de moradia, considerando a localização do imóvel – na cidade e no campo – renda familiar e valor da unidade habitacional.

O modelo busca viabilizar construções de baixo custo, mas possui diversos problemas em todo o processo que pode ser aprimorado com gestão e seriedade no cumprimento das normas técnicas de construções mais recentes, principalmente a ABNT 15575. Baixo custo não deveria ser baixa qualidade, mas como os projetos de várias das moradias que estão sendo entregues foram aprovados anteriormente à ABNT 15575 ser aprovada em nível nacional, várias das casas e prédios foram feitos com um padrão de qualidade de materiais e de tecnologias empregadas bem abaixo do aceitável. É preciso utilizar materiais que possuem durabilidade e qualidade para suportarem toda a vida útil de uma edificação.

Uma notícia veiculada no site da Globo, afirma que alguns dos cerca de mil apartamentos recém-inaugurados do programa, já apresentam problemas em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Moradores reclamam de infiltrações bem como outros problemas, como mostrou o RJTV. Os prédios foram entregues em abril. "Isso tudo é material de péssima qualidade, a força da água quebra os canos", disse o morador Marcelo Dias. Numa região quente como o Rio de Janeiro, a utilização de isolamento térmico deveria ser obrigatória em todas as construções.

“”

A 3TC isolamento está engajada com novas tecnologias inovadoras e sustentáveis e acredita que é possível construir casas ou apartamentos de baixo custo com gestão e inovação no processo. A ABNT 15575 vem para melhorar a construção civil no Brasil e melhorar a performance das construções em isolamento, melhorando o conforto e a valorização das edificações a longo prazo. O ideal seria que possíveis compradores de um imóvel receberem uma ficha técnica com os materiais empregados para entender a qualidade da moradia que está comprando, sabendo exatamente das vantagens e desvantagens do método de construção e das tecnologias escolhidas pela construtora, envolvendo desde o conforto térmico à eficiência energética e sustentável da edificação. Tudo isso influencia no valor e no custo benefício de um imóvel, e nem sempre é bem pesquisado no ato da compra.