Blog 3TC

< Voltar

5 dicas para deixar sua casa fresquinha sem usar ar condicionado

Equipe 3TC
19/09/2018 às 11h00
Para te ajudar a manter a casa mais fresca, reunimos neste post algumas dicas simples que poderão te ajudar a reduzir a sensação de calor sem precisar de ar condicionado

O inverno já está no finalzinho e a sensação de calor e a temperatura mais elevada já é uma realidade. E nada é pior do que estar em casa e ter que lidar com o desconforto de um ambiente quente. Se de dia fazer atividades simples é um sofrimento, à noite, dormir é um desafio. Para te ajudar a manter a casa mais fresca, reunimos neste post algumas dicas simples que poderão te ajudar a reduzir a sensação de calor sem precisar de ar condicionado. Continue lendo para descobrir!

Troque as lâmpadas

Se você ainda utiliza lâmpadas que emitem radiação térmica como as incandescentes, essa é a hora para aderir as lâmpadas de led. Além da economia que proporcionam, elas não irradiam calor, pois possuem baixa radiação infravermelha. Em outras palavras, se você tocar na lâmpada de led irá perceber que ela está quente, porém, esse calor não é transferido para o ambiente.

Na decoração, escolha tecidos leves

Quando for comprar um sofá, um tapete ou uma cortina, observe os materiais e as cores. Se forem de tecidos pesados como veludo e camurça e de cores escuras, isso certamente será um incomodo nas épocas quentes do ano. Uma boa opção é utilizar capas ou mantas de tecidos naturais como algodão ou linho, que amenizam a sensação de calor.

Prefira ambientes claros

Cores escuras absorvem grande parte da energia solar, contribuindo para o aumento da temperatura das paredes, que consequentemente, é transmitido para o ambiente interno da casa. Assim, sempre que possível, escolha cores claras, tanto nas paredes como também nos acabamentos dos pisos. Caso o piso seja escuro, uma boa estratégia é utilizar um tapete claro de fibra natural, como o sisal.

Utilize cortinas

Cortinas são uma excelente opção para os dias de calor. Nos cômodos nos quais o sol incide diretamente, o ideal é que elas fiquem fechadas. É importante que a parte que está voltada para o sol seja clara para não absorver a luz e se transformar em calor. Nos ambientes onde não há incidência direta do sol, use cortinas que permitam a entrada do ar.

Cultive plantas

Plantas dão vida a qualquer ambiente e estão super na moda. Dá para criar um microclima próprio dentro de casa só com a presença delas. É possível tanto aumentar como diminuir a umidade a depender da espécie escolhida. Se você prefere um ambiente mais úmido, aposte na Sansevieria, uma planta muito utilizada em ambientes externos, mas que também pode ser levada para dentro de casa. Elas são umidificadoras do ar e expelem uma grande quantidade de oxigênio. Já para diminuir a umidade, o Lirio da Paz é uma ótima aposta. Além de belas, elas absorvem como uma esponja a umidade do ambiente.

Sansevierias. Foto: Darryl C. ~ houseplantjournal.com

Todas essas dicas irão ajudar a amenizar o calor. Mas, se você quer solucionar de vez as altas temperaturas no ambiente interno, uma boa pedida é investir em isolamento térmico. As mantas e forros térmicos da 3tc são fáceis de instalar, possuem um excelente custo benefício e resolvem o problema de calor. Ficou interessado? Curta nossa página do Facebook para a ficar por dentro das novidades.

Tags

#3tc #isolamento #inovação #sustentabilidade #decoracao #ar condicionado #luz natural #verao #conforto #design interiores #plantas