Blog 3TC

< Voltar

O que você precisa saber sobre mantas térmicas

Equipe 3TC
01/12/2016 às 14h00
Depois que falamos sobre conforto térmico, veja como a manta térmica pode ser uma solução viável.

Ao buscar alternativas para o isolamento térmico da sua construção, muitas dúvidas podem surgir. O telhado é determinante quando pensamos em conforto térmico, já que ele é a parte mais exposta da edificação, absorvendo cerca de 80% de radiação independente de seu material. Ao absorver calor, a temperatura do telhado subirá, e assim transmitirá o calor para dentro do ambiente, predominantemente por radiação. Por esse motivo a aplicação de uma manta térmica, que refletirá esta radiação, pode diminuir muito a temperatura interna de um ambiente, dependendo da qualidade e eficácia da manta térmica escolhida.

O melhor material, como instalar, eficiência e durabilidade são fatores que devem ser considerado antes de fazer esse ótimo investimento. Confira a seguir:

Os benefícios

De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as mantas térmicas  refletem entre 70 e 97% de calor provenientes da radiação infravermelha e podem chegar a reduzir em até 10ºC a temperatura interna da estrutura. É claro que isso também vai depender das condições climáticas, da instalação e dos outros materiais envolvidos na montagem do sistema construtivo.

Outro benefício é a economia de energia. Ainda de acordo com o IPT, a instalação de mantas refletivas reduz o consumo de energia elétrica em até 70%, considerando equipamentos de iluminação e equipamentos de ar condicionado, diminuindo assim a intensidade de BTU's para resfriar ou aquecer o ambiente.

Além de proporcionar uma temperatura confortável no ambiente, isolando calor e frio, dependendo da manta térmica que será instalada, ela também pode funcionar como barreira física, proporcionando uma maior vida útil ao telhado e a estanqueidade da cobertura. Dependendo do material, ela também pode funcionar como isolante acústico, como é o caso da manta 3TC.

Como funciona

Materiais como lã de pet, lã de vidro, isopor, espumas expansivas (poliuretano PU) não funcionam bem como mantas térmicas, justamente por não lidar com a radiação diretamente. Mantas aluminizadas (foils) e o 3TC funcionam muito melhor para esse tipo de situação. A diferença entre a manta térmica 3TC e as mantas aluminizadas é que o 3TC não precisa de espaço de ar para refletir o calor, mas o foil sim, implicando em custos maiores de instalação.

Dessa forma, mesmo com espessuras menores, a manta térmica pode ser muito eficiente de acordo com o material na qual é feita. Por serem vendidas em rolos, são fáceis de instalar, tanto durante a construção como posteriormente em uma reforma.

A manta 3TC

A manta térmica 3TC pode ser fabricada em rolos de 5mm e 10mm, em diferentes tamanhos, o que proporciona flexibilidade e versatilidade na instalação em subcoberturas ou laje superior em qualquer construção. Por controlar as três formas de transferência de calor, nosso o produto é o ideal para proporcionar conforto térmico, formando uma cobertura com durabilidade melhor do que as mantas tradicionais.

A manta 3TC pode ser utilizada em todos os tipos de telhas, cerâmica, fibrocimento, metálica e até no concreto, em telhados construídos ou em fase de edificação, não necessitando de mão de obra especializada. Ela também é atóxica e protege o telhado da proliferação de fungos e bactérias ao conservar a telha seca e por ser impermeável impede a formação de goteiras, entrada de fuligem, pequenos insetos e mofo

Nesse vídeo você pode conferir como a instalação num local já construído é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

Agora que você já sabe as principais informações sobre manta térmica e qual a melhor opção para sua construção, você pode dar sugestões para a gente. Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Tags

#3TC #manta termica #isolamento termico #construção civil #eficiencia energetica #foil #comparação