Blog 3TC

< Voltar

Materiais Refletivos ou Telhado Verde, qual a melhor opção?

CBCS
10/11/2015 às 11h00
Estudo feito pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável demonstra as diferenças entre materiais refletivos e telhados verdes.

De acordo com publicação feita pela CBCS, materiais refletivos como o 3TC são apontados como soluções para conforto térmico e eficiência energética.

A publicação tem vasta referência bibliográfica e aborda justamente a importância do isolamento térmico em construções sustentáveis. De acordo com o material apresentado, a radiação solar tem papel importante na elevação da temperatura de casas e edifícios: em uma casa térrea, por exemplo, a maior parte da carga térmica vem do telhado. A literatura técnica sobre o assunto demonstra que o uso de materiais capazes de refletir parte significativa da radiação incidente em telhados, fachadas e pavimentos em climas quentes, como o 3TC, mostra-se como a melhor alternativa para garantir o conforto térmico nas edificações e diminuir o consumo de energia para condicionamento de ambientes. Utilizando o 3TC em escala urbana, é possível minimizar a ilha de calor das cidades, aumentando o conforto até mesmo no ambiente externo e reduzir conjuntamente a demanda de energia para condicionamento térmico.

A refletância dos materiais é importante aspecto técnico a ser considerado, principalmente a capacidade de refletir radiação na faixa infravermelho. O 3TC é feito com um polímero altamente refletivo com interior de poliestireno expandido, com um índice de refletância de 97%, e está disponível comercialmente no Brasil desde 2014. Outros produtos como tintas convencionais empregadas em telhados perderão rapidamente suas capacidades reflexivas quando expostas ao clima brasileiro, posto que o fazem em curto espaço de tempo em fachadas. Neste processo, os biocidas necessários à formulação da tinta são lixiviados pela chuva. Além disso, telhados apenas se mantêm reflexivos se periodicamente submetidos à limpeza com água e escovação. Para isto, é necessário garantir acesso fácil e seguro aos telhados, além de pontos de abastecimento de água, bem como soluções de baixo consumo de água. Diferentemente de outros países, no Brasil a quase totalidade dos telhados é inclinada, com risco de escorregamento, e não dispõe de acesso adequado. A maioria das telhas, como de cerâmica e fibrocimento, podem quebrar sob o peso de uma pessoa caminhado, exigindo estruturas adicionais para o caminhamento seguro no telhado. Esses aspectos tornam operações de limpeza e manutenção mais difíceis e arriscadas, reduzindo assim a efetividade da solução. Em situações onde o acesso e a limpeza do teto são difíceis, o emprego de isolamento térmico e barreira de radiação, ou até mesmo a adoção de solução como ventilação natural ou mecânica, sombreamento por vegetação ou dispositivos físicos, podem ser as mais adequadas.

Dessa forma, recomenda-se o uso do 3TC como uma viável solução que possa reduzir a carga térmica e melhorar a eficiência energética.

Tags

#isolamento termico #isolamento #3tc #material refletivo #telhado verde #cbcs #pesquisa #estudo