Blog 3TC

< Voltar

Vantagens e Desvantagens do Forro PVC

Equipe 3TC
17/07/2018 às 11h00
Saiba as vantagens e desvantagens de forros em PVC


O forro de PVC é um dos materiais de revestimento mais utilizados na atualidade e está presente tanto em ambientes comerciais, industriais como em residências. O Policloreto de Vinila, o famoso PVC, é composto de 57% de Cloro, proveniente do sal marinho, e 43% de etileno, derivado do petróleo. O produto é totalmente reciclável, o que garante que ao fim de sua vida útil não se tornará mais um resíduo inerte na natureza, além de ser um dos mais econômicos no mercado.

Como característica, o forro de PVC é constituído por perfis, laminas ou módulos, tem estrutura rígida e impermeável, coloração uniforme e possui resistência a fissuras. Pode chegar a durar 40 anos se respeitada as normas de instalação.

Estão disponíveis no mercado dois tipos de forro de PVC: o linear e o modular. O linear é mais utilizado em residências enquanto que o modular é mais utilizado em indústrias, escritórios, escolas, comércio, hospitais entre outros. Pode ser encontrado em diversas cores e modelos.

Está construindo e quer conhecer as vantagens e desvantagens desse produto tão popular? Confira a lista que preparamos!

Vantagens

Durabilidade e resistência: por ser um material plástico, pode ter uma vida útil bem longa, não necessita de grandes manutenções e nem pintura, além não sofrer com ataques biológicos, como cupins e fungos.

Praticidade na instalação: uma das características mais marcantes do forro de PVC é a praticidade na instalação. Produto leve e com encaixes sob medida, a montagem é feita de forma rápida e não há necessidade de estruturas complexas e nem mão de obra especializada para a instalação.

Resistencia à umidade: por ser um material que não absorve umidade e não prolifera microrganismos, é uma boa escolha para áreas molhadas.

Preço: possui um ótimo custo benefício se comparado com outros materiais de revestimento de forro, como madeira e gesso. Além de ser facilmente encontrado em qualquer local do Brasil.

Fácil de limpar e de fazer furos: o PVC é um material bem simples de limpar, com um pano úmido já é possível remover sujidades. E se for preciso fazer alguma instalação elétrica, fazer furos não será um problema.

Desvantagens

Dificuldade em realizar reparos: apesar de não precisar de grandes manutenções de uma maneira geral, se for necessário remover o forro de PVC não será muito simples. No processo de desmontagem pode ocasionar a quebra do produto e ele não poderá ser reaproveitado.

Isolamento térmico e acústico: sua capacidade de isolamento térmico e acústico é bem baixa. Para solucionar esse problema, o uso do 3TC é recomendado.

Não é valorizado esteticamente: em uma busca rápida pela internet, é possível ver projetos belíssimos que utilizam o forro de PVC, no entanto, ele ainda é um material considerado pouco nobre pela maioria das pessoas.

Como vimos, o forro de PVC é um material muito interessante em termos de custo benefício e versatilidade, porém, um dos grandes desafios do produto está relacionado ao isolamento térmico e acústico. O 3TC pode solucionar esse problema, e é adequado tanto para instalação do modelo linear como em módulos.

Outros materiais podem ser utilizados no revestimento de teto como a madeira, o gesso, forro mineral, metálico. Para escolher o mais adequado para cada caso, deverá ser considerado as necessidades técnicas, estéticas e financeira. Fique de olho, pois falaremos das características de outros forros aqui no blog.

Gostou de conhecer um pouco sobre os prós e contras do forro de PVC? Compartilhe sua opinião com a gente e continue acompanhando!

Tags

#forro #pvc #isolação #forro pvc #arquitetura #manta termica #vantagens e desvantagens