FAQ

A tecnologia se chama 3TC por proporcionar o controle das 3 formas de Transferência de Calor, condução, convecção, e radiação em um só produto.
O 3TC é uma tecnologia em isolamento térmico e acústico que consiste na junção de polímeros refletivos à um núcleo de Poliestireno Expandido (EPS).
A tecnologia 3TC proporciona o controle da condução por meio do coeficiente de condutibilidade do EPS, controla a convecção funcionando como barreira de ar e vapor devido a característica de impermeabilidade dos polímeros refletivos e independentemente de onde a tecnologia for aplicada controla a radiação devido ao espaço de ar contido no núcleo de Poliestireno Expandido (EPS) que resulta na refletância da radiação (infravermelha) devido à baixa emissividade dos polímeros refletivos.
Não. Assim como a garrafa térmica necessita de 2 faces refletivas para manter o café quente e a água gelada em seu interior o 3TC também utiliza 2 faces refletivas. Além de perder a resistência mecânica proporcionada pela laminação de duas películas a utilização de apenas uma face refletiva em um isolamento faz com que este não tenha o máximo de eficiência térmica, portanto, como a tecnologia 3TC não trabalha apenas com laminação em apenas uma face.
Sim. Após aprovação técnica e análise de viabilidade a tecnologia 3TC tem a flexibilidade de trabalhar com tamanhos e espessuras diferentes das medidas padronizadas.
Sim. Para projetos customizados a tecnologia 3TC pode se adaptar a necessidade de laminação em uma das faces com uma película polimérica de outra cor além da metalizada. Para que isto seja possível também é necessária uma análise técnica e de viabilidade.
Sim. O 3TC aceita pintura contanto que esta pintura seja específica para superfícies poliméricas, tais como tintas automotivas, etc. A utilização de pintura e ou qualquer tipo de acabamento fica sob responsabilidade do cliente.
Não. O 3TC é fabricado com um núcleo de EPS tipo F, ou seja, anti-chamas. Esta propriedade do núcleo do 3TC faz com que o produto não propague o fogo. Todos os laudos de acerca das propriedades de comportamento ao fogo do EPS utilizado no núcleo do 3TC estão em conformidades com a legislação brasileira e corpo de bombeiros. Além disso, o produto foi testado e aprovados por órgãos internacionais que avaliam o comportamento ao fogo de produtos e sistemas construtivos.
Sim. O 3TC tem a propriedade de não deixar que as condições climáticas do ambiente externo influenciem no ambiente interno. Ou seja, o 3TC funciona tanto para o frio quanto para o calor. Para maximizar a eficiência do 3TC para aplicações onde é necessário manter temperaturas baixas é recomendado espessuras maiores do 3TC, trabalhando assim com espessuras de 15mm a 25mm. O 3TC trabalha com isolamento térmico de veículos refrigerados, ilhas de refrigeração, calhas para baixas temperaturas e isopainéis para câmaras frigoríficas.
Os isolantes fibrosos, como no caso da lã de vidro e lã de rocha, funcionam no âmbito de isolamento térmico apenas com o controle da condução fazendo com que a estrutura não tenha nenhum controle sobre a convecção e a radiação. Além disso, os isolamentos fibrosos têm seu desempenho térmico drasticamente reduzidos devido a umidade e infiltração de ar nas estruturas. Ao absorver umidade estes materiais fibrosos aumentam o peso da estrutura construtiva em que estão aplicadas, comprometendo assim seu desempenho. Diferentemente dos isolamentos fibrosos, a tecnologia 3TC não sofre com os impactos da umidade e infiltração de ar devido a suas propriedades físicas. A tecnologia 3TC controla as 3 formas de transferência de calor e por isso tem uma performance muito superior aos isolamentos fibrosos utilizando espessuras menores.
Semelhantemente ao conceito dos isolamentos fibrosos, as espumas expansivas como no caso do Poliuretano funcionam no âmbito de isolamento térmico apenas com o controle da condução fazendo com que a estrutura não tenha nenhum controle sobre a convecção e a radiação. As espumas expansivas absorvem umidade, e por isso, assim como os isolamentos fibrosos, também têm seu desempenho reduzido nestas condições. Ao absorver umidade as espumas expansivas, assim como os materiais fibrosos, aumentam o peso da estrutura construtiva em que estão aplicadas, comprometendo assim seu desempenho. No caso do isolamento térmico de veículos de transporte como baús de caminhões refrigerados, vans, e outros veículos esta característica de absorção de umidade faz com que o peso do baú aumente e consequentemente ocorre um aumento no consumo de combustível do veículo. Diferentemente das espumas expansivas, a tecnologia 3TC não sofre com os impactos da umidade devido a suas propriedades físicas. A tecnologia 3TC controla as 3 formas de transferência de calor e por isso tem uma performance muito superior aos isolamentos de Poliuretano (PUR PIR) utilizando espessuras menores.
Para que qualquer material isolante possa refletir a radiação é necessário que haja um espaço de ar para que o produto funcione. Diferentemente de outros sistemas de subcobertura que necessitam de espaço de ar entre a telha e o forro para combater a radiação, a tecnologia 3TC utiliza o espaço de ar contido em seu próprio núcleo de EPS. Esta característica única do 3TC facilita sua aplicação em qualquer tipo de estrutura e proporciona resultados muito superiores em desempenho que seus concorrentes. Sua instalação é muito fácil e pode ser utilizada em telhados construídos ou em fase de edificação, não necessitando de mão de obra especializada. A manta de subcobertura 3TC pode ser utilizada em todos os tipos de telhas: cerâmica, fibrocimento, metálica, ou mesmo de concreto.
Devido as suas caraterísticas as tintas refletivas trabalham apenas com a refletância da radiação. Diferentemente da tecnologia 3TC que climatiza o ambiente interno assim como uma garrafa térmica funcionando tanto para o frio quanto para o calor as tintas refletivas funcionam apenas para o calor. Além disso, devido as suas características as tintas não tenham um bom desempenho no âmbito da condução. Portanto a tecnologia 3TC proporciona um isolamento térmico tanto para o frio quanto para o calor e devido ao controle das 3 formas de transferência de calor tem uma performance melhor que as tintas refletivas.
Sim. A utilização da tecnologia 3TC como manta de subcobertura é uma ótima opção para conforto térmico e impermeabilização. Além de refletir mais de 97% da radiação (infravermelha), controlar a convecção e ter um índice de condutibilidade eficiente devido ao núcleo de EPS, a manta de subcobertura 3TC impede a formação de goteiras, entrada de fuligem, pequenos insetos, roedores, mofo, etc. A manta de subcobertura 3TC é atóxica e protege o telhado (forro, madeira e laje) da proliferação de fungos e bactérias ao conservar a telha seca. Diferentemente de outros sistemas de subcobertura que necessitam de espaço de ar entre a telha e o forro para combater a radiação, a tecnologia 3TC utiliza o espaço de ar contido em seu próprio núcleo de EPS. Esta característica única do 3TC facilita sua aplicação em qualquer tipo de estrutura e proporciona resultados muito superiores em desempenho que seus concorrentes. Sua instalação é muito fácil e pode ser utilizada em telhados construídos ou em fase de edificação, não necessitando de mão de obra especializada. A manta de subcobertura 3TC pode ser utilizada em todos os tipos de telhas: cerâmica, fibrocimento, metálica, ou mesmo de concreto.
Sim. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT apontam que mantas refletivas, como a tecnologia 3TC, interceptam de 90 a 97% de calor provenientes da radiação (infravermelha) e podem chegar a reduzir em até 10º.C a temperatura interna da estrutura, dependendo das condições climáticas e de instalação. Segundo o IPT, a instalação de mantas refletivas reduz o consumo de energia elétrica em até 70%, (iluminação e equipamentos de ar condicionamento de ar HVAC). Portanto, é possível obter uma estimativa de redução de consumo de energia elétrica e temperatura, porém fatores variáveis influenciam a precisão das estimativas. Para determinar com precisão a redução em graus ºC é necessário analisar caso a caso levando em consideração fatores variáveis: tais como zona bioclimática da região, índice de chuvas, temperatura média, umidade do ar, ventos, etc. Também é preciso analisar os demais materiais envolvidos na montagem do sistema construtivo, parede, piso, telhado, forro, laje, e averiguar se a instalação do produto foi feita na maneira adequada para cada situação.
Não. O conceito difundido no mercado de que quanto maior a densidade e quanto maior a espessura melhor é o desempenho do isolamento térmico é falso, uma vez que é necessário controlar as 3 formas de transferência de calor para haver isolamento térmico adequado. Este conceito difundido globalmente foi desmitificado por levar em conta apenas um aspecto da transferência de calor, a condução. A performance do isolamento está diretamente relacionada ao seu comportamento acerca das 3 formas de transferência de calor, e não apenas uma. A espessura e densidade estão relacionadas apenas com o controle da condução. Vários estudos realizados ao longo dos anos provam que a maior parte do ganho de calor nas estruturas é proveniente da transferência de calor resultante da Radiação, portanto, o conceito “quanto maior, melhor’’ não é verdadeiro.
A tecnologia 3TC trabalha com uma linha vasta de produtos em isolamento térmico e isolamento acústico podendo se adaptar a qualquer estrutura de construção. Confira nossa linha de produtos.
Sim. A versatilidade e eficiência da tecnologia 3TC permite que o cliente possa utilizar a tecnologia para diversas finalidades além das utilizadas na linha de produtos. Para outras utilizações consulte nosso departamento técnico para viabilizar o projeto e trabalharmos juntos em novas soluções.
Sim. O 3TC proporciona conforto acústico, principalmente trabalhando na absorção de ruídos de percussão (ruído dos passos) em aplicações no contra piso e em sistemas com a telha sanduíche 3TC (ruído da chuva). Além disso, o 3TC funciona como isolamento acústico em outras aplicações, assim como em instalações sob montantes em sistemas construtivos que utilizam o Drywall, pois desta forma o 3TC elimina as pontes térmicas e diminui a reverberação dos montantes. Devido ao seu núcleo composto por EPS, o 3TC funciona como uma “almofada de ar”, portanto, aplicações com a utilização do 3TC podem obter um ganho > 30dB (fonte: Associação Industrial do Poliestireno Expandido ACEPE). Contudo, o conforto acústico de um ambiente depende de vários fatores que variam de instalação para instalação. Por isso, cada aplicação do 3TC como isolamento acústico e deve ser estudada e mensurada de acordo com o projeto e especificações.